Um paulistano ídolo de milhões de italianos

Data:
1 de junho de 2016

|

Tempo de leitura:

3 minutos

O Dia da Comunidade Italiana é bastante comemorado em São Paulo, onde os italianos fizeram uma das maiores comunidades do mundo. E um paulistano que virou ídolo na Itália foi justamente Ayrton Senna, vencedor de dois GPs em Monza (1990 e 1992), além de ter vencido em San Marino outras três vezes (1988, 1989 e 1991).

Confira algumas histórias do piloto brasileiro na Itália e relembre as homenagens de destaque em um dos países mais apaixonados por automobilismo em todo mundo.

1- Ferrari

Nunca foi segredo a admiração da Ferrari por Ayrton Senna. A escuderia trabalhava para viabilizar a contratação do piloto para a temporada 1995, algo que Senna também manifestava interesse. Nos autódromos italianos, Senna sempre foi um dos pilotos mais aplaudidos e respeitados pelos torcedores, mesmo tendo tirado vitórias de Prost e Berger, que foram pilotos da Ferrari, no GP da Itália e de San Marino.

2- Recorde de poles position

Contando os Grande Prêmios da Itália e de San Marino, Ayrton Senna conquistou 13 poles positions no país em 20 corridas disputadas no território dos ‘tifosi’, como são conhecidos os torcedores da Ferrari.

São 5 poles conquistadas em Monza (1985, 1988, 1989, 1990 e 1991) e 8 poles cravadas em Ímola nos anos de 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991 e 1994. Relembre no vídeo abaixo a pole de 1990 em Monza.

3- Homenagens na F-4 Italiana

Ayrton Senna é bastante homenageado na Itália. Na F-4 Italiana, por exemplo, o brasileiro Giuliano Raucci corre com o adesivo “Senna Sempre” em seu carro desde 2015 e inclusive já pintou  parte do seu monoposto com as cores do capacete do seu grande ídolo das pistas.

4- O carro da aposta na Itália

O final de semana de Senna em Monza no ano de 1990 foi perfeito com a McLaren. No classificatório, conseguiu fazer a pole  com 0s402 milésimos na frente de Prost, que estava na Ferrari. Na corrida, continuou na ponta desde o sinal verde até receber a bandeira quadriculada, cravando ainda a melhor volta da prova e estabelecendo mais um ‘grand-chelem’ na carreira. De quebra, ganhou uma aposta com o chefe da equipe, Ron Dennis, e levou para o Brasil a McLaren desta vitória – que hoje em dia está em exposição na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo.

5- Homenagem em Ímola

O Parco delle Acque Minerali, localizado no autódromo de Ímola, é sempre palco de belas homenagens , como a estátua em bronze inaugurada em 1º de maio de 2014, com presença de mais de 20 mil torcedores e de grandes nomes do esporte, como Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Gerhard Berger.

6- Exposição em Monza

O Autódromo de Monza está abrigando uma exposição em homenagem a Ayrton Senna no “Museo Della Velocità”. São dezenas de imagens do fotógrafo Ercole Colombo, que estão disponíveis para o público desde o dia 17 de fevereiro até o dia 24 de julho. O ingresso para a mostra “Ayrton Senna: L´ ultima notte” é de 7 euros..

7- Comida Italiana

Um dos restaurantes preferidos de Ayrton Senna na Itália era o Trattoria La Romagnola, que fica entre as regiões centrais de Bolonha e Ímola.

O prato preferido do piloto no local era o “Spaghetti al torchio”.

Senna sempre apreciou uma bom macarrão, como nessa imagem de 1990, quando almoçava no motorhome da McLaren.

Like it?
Share on social media

FAÇA PARTE DA
NOSSA

COMUNIDADE