As histórias reais da Série Senna – Episódio 1

Data:
29 de novembro de 2024

|

Tempo de leitura:

6 minutos

A estreia mundial da série “Senna” na Netflix trouxe grande interesse para fatos históricos e feitos impressionantes da trajetória do piloto: alguns bem conhecidos e outros nem tanto fazem parte dos seis episódios. Separamos algumas destas curiosidades e histórias que fazem parte da trajetória de Ayrton Senna e são retratadas na superprodução da Netflix.

Atenção: a partir de agora, você vai ler informações que descrevem alguns momentos da série.

Episódio 1 – Vocação

A vocação de Ayrton Senna para o automobilismo aparece já na infância do piloto em São Paulo e é retratada logo nos primeiros minutos do episódio 1. Inclusive Neyde Senna, mãe do piloto, conta que seu filho adorava dirigir o carro da família. Para isso, ele sentava bem na ponta do banco e enxergava “por dentro” do volante.

Leia mais aqui.

Também é retratado na série como Ayrton Senna ganhou o primeiro kart de sua vida, aos 4 anos de idade: um presente feito por seu pai, Milton, com a famosa inscrição 007. Ainda muito cedo para competir, o pequeno “Beco” adorava acelerar o novo brinquedo nas ruas do bairro onde morava.

Foi justamente no kart onde o nome Ayrton Senna foi construído de forma impressionante: os feitos do piloto brasileiro com títulos nos campeonatos paulistas e brasileiros o projetaram para competir contra os melhores do mundo. E foi em Estoril, Portugal, em 1979, onde Senna ficou bem perto do título mundial, conforme retratado no episódio 1 da série da Netflix. Com um campeonato dominante, o brasileiro venceu a final, mas, no critério desempate daquele torneio, perdeu o título, que privilegiou Peter Koene ao vencer a penúltima bateria. O sentimento de injustiça foi tamanho que atualmente o Mundial de Kart consagra como campeão justamente o vencedor da bateria final, ou seja, caso de Senna em Portugal naquele ano. Clique aqui e conheça a história completa!

Os grandes feitos de Ayrton Senna no kart abriram as primeiras portas para uma nova fase na carreira: os fórmulas. Para isso, o brasileiro teve que se mudar para a Inglaterra e convencer os chefes de equipe da Formula Ford de que teria condições de ser campeão mesmo sendo seu primeiro ano competindo em carros de corrida.

E foi justamente um brasileiro piloto de F1 e amigo de Ayrton que mostrou o caminho das pedras para o início de Senna no automobilismo internacional: Chico Serra. Inclusive algumas histórias retratadas com bom humor em inglês na série da Netflix de fato aconteceram com estas palavras: “quick man” era como Chico Serra e Ralph Firman, chefe da equipe Van Diemen, se referiam a Senna, que queria um contrato que desse mais testes e tivesse um menor valor porque ele era “um piloto rápido”.

Outra história curiosa é que realmente o nome “Ayrton” era de difícil pronúncia para os ingleses, que chamavam Senna de “Harry” ou “Harrington” (como aparece em uma das cenas do locutor do autódromo inglês). A disputa com o argentino Enrique Mansilla também foi retratada de forma intensa na série e ocorreu de fato na temporada de estreia de Ayrton Senna na Inglaterra, em 1981 – que teve, inclusive, um acidente entre os dois.

É desta época também que remete outro personagem de destaque no primeiro episódio de Senna: o fotógrafo Keith Sutton, que se tornou o fotógrafo oficial de Ayrton em seus primeiros anos na Inglaterra. Senna queria dar visibilidade aos resultados de suas corridas em seu ano de estreia na Europa e Keith, que estava começando sua carreira também como fotógrafo nas categorias de base, acompanhou de perto esta fase da carreira do brasileiro.

Apesar do título, Senna anuncia ao final daquela temporada que voltaria ao Brasil. O que parece surpreendente (e é retratado na série) de fato aconteceu na vida do piloto que, aos 21 anos, teria que voltar a São Paulo e trabalhar na empresa da família. Da mesma forma que é retratado no episódio 1 exibido no Netflix, as propostas para a temporada 1982 eram cada vez maiores e Senna consegue patrocínio para competir na Inglaterra novamente e seguir fazendo história, ganhando mais um título, desta vez na Formula Ford 2000.

Leia mais sobre a temporada de 1982 aqui.

E com a volta para a Inglaterra, Senna faria na temporada seguinte o seu recorde de vitórias em um único ano, abrindo as portas para a F3 e começando a despertar o interesse dos chefes de equipe da F1.

Mas, este já é assunto para o episódio 2!

Texto produzido originalmente para o site Senna.com por Rodrigo França.

Like it?
Share on social media

FAÇA PARTE DA
NOSSA

COMUNIDADE