No Dia da Ciência, relembre as inovações da Fórmula 1 que revolucionaram nossos carros

Data:
5 de novembro de 2015

|

Tempo de leitura:

3 minutos

O dia 5 de novembro é conhecido internacionalmente como o Dia da Ciência, e é claro que o automobilismo ajuda e muito a desenvolver a tecnologia dos carros de rua. As décadas de 1980 e 1990, época das conquistas de Ayrton Senna na F-1, foram especialmente importantes neste quesito.

Uma das principais inovações daquelas anos foi o surgimento da suspensão ativa. Piloto da Lotus em 1987, Senna foi o primeiro a testar um carro com uma suspensão que se adaptava com o traçado conforme as ondulações do asfalto.

Apesar da tecnologia ter sido lançada na Lotus 99T, o carro daquela temporada possuía problemas aerodinâmicos e de chassi, o que dificultava a conquista de bons resultados para a dupla Ayrton Senna e Satoru Nakajima. O brasileiro conseguiu vencer duas vezes em 1987 (Mônaco e Detroit) e ainda fez uma pole position (San Marino).

A suspensão ativa acabou sendo o principal diferencial mesmo na temporada 1992, quando a Williams desenvolveu um carro que se tornou praticamente imbatível. Em 1994, quando Ayrton fechou contrato para correr pela Williams, a suspensão ativa foi banida do regulamento, juntamente com outras assistências eletrônicas.

Outra inovação que saiu dos autódromos para os carros de passeio foi o câmbio semiautomático. Ayrton, desta vez, não teve o privilégio de ser o primeiro a testar o equipamento com essa tecnologia. Mesmo com a Ferrari implementando esse sistema em 1989, a McLaren, equipe de Ayrton na época, somente foi utilizar o sistema de “paddle shift” (borboletas atrás do volante) regularmente na temporada de 1992. Hoje, esta inovação está presente em muitos carros de rua – e não mais restrito a alguns luxuosos esportivos.

Entre as temporadas de 1989 e 1991, Ayrton sabia que essa era uma desvantagem para ele, principalmente na pista de Mônaco, onde os pilotos costumam trocar mais de 50 vezes as marchas em uma volta.

Like it?
Share on social media

FAÇA PARTE DA
NOSSA

COMUNIDADE