A superprodução nacional da Netflix que reconta a história de Ayrton Senna é vencedora na categoria “série do ano” do Prêmio APCA 2024, da Associação Paulista dos Críticos de Artes. Considerada uma das premiações mais tradicionais da cultura brasileira, o Prêmio reconhece produções e artistas em 12 segmentos diferentes.
“Senna” teve sua estreia global no streaming no dia 29 de novembro de 2024. Em apenas 2 semanas, chegou ao pódio de série mais assistida do mundo em língua não-inglesa. Ocupou o ranking de TOP 10 produções mais assistidas em 58 países, com mais de 37 milhões de horas assistidas, segundo dados da plataforma.
Ao longo de 6 episódios, a jornada de Ayrton Senna ganha vida por meio de uma reconstrução histórica detalhista, cenas de corridas de tirar o fôlego e um elenco completamente imerso na vida dos personagens, com destaque para Gabriel Leone, que interpreta Ayrton Senna.
A APCA é uma associação sem fins lucrativos, criada na década de 1950 e que acompanha o movimento artístico da cidade de São Paulo em diversos segmentos como cinema, teatro, arquitetura, dança, artes visuais e outras manifestações artísticas. Os vencedores da edição de 2024 do prêmio da APCA foram anunciados no dia 20 de janeiro.
Critics Choice Awards
A temporada de premiações ainda não terminou para a Série Senna. Um mês após ser lançada, a produção foi indicada ao Critics Choice Awards, na categoria de Melhor Série em Língua Estrangeira. Os vencedores serão anunciados no dia 07 de fevereiro, após adiamento da cerimônia em função dos incêndios em Los Angeles.
Confira a lista de indicados:
- Acapulco (Apple TV+)
- Citadel: Honey Bunny (Prime Video)
- La Máquina (Hulu)
- The Law According to Lidia Poët (Netflix)
- My Brilliant Friend (HBO | Max)
- Pachinko (Apple TV+)
- Senna (Netflix)
- Squid Game (Netflix)
Além da série, a única outra indicação brasileira no prêmio é do filme “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres.
