Gp do Pacífico 1994

Fórmula 1

Grande Prêmio do Pacífico

Senna começou o final de semana dando um show no treino classificatório de Aida em uma das suas grandes disputas com Michael Schumacher. Confira no vídeo abaixo a batalha nos décimos de segundo.

A segunda etapa da Fórmula 1 em 1994 aconteceu no circuito de Aida, no Japão. A pista recebia o campeonato pela primeira vez e a expectativa nos treinos era para ver quem se adaptava melhor ao traçado do GP do Pacífico.

Com o tempo de 1min10s218, Ayrton superou o rival por 0s222 e garantiu sua 64ª pole position da carreira. O alemão da Benetton ficou em segundo e Damon Hill ficou com o terceiro tempo. Mika Hakkinen, da McLaren, fechou a segunda fila.

Depois do treino, os mecânicos das Williams vararam a madrugada fazendo ajustes na suspensão e outros acertos pedidos pelo piloto. No warm up, o carro da Williams estava perfeito: rápido e bem equilibrado para aquele circuito travado de 11 curvas e 3.703 km.

Mas a animação com o carro durou menos de uma volta. Logo na primeira curva, o brasileiro foi tocado em um acidente com outros pilotos e teve que adiar mais uma vez os planos de vencer pela nova equipe.
O próprio Ayrton resumiu o toque na primeira curva, que o tirou da disputa pela vitória:
“Como o Schumacher largou melhor do que eu, tirei o pé para evitar um acidente na curva. Mas aí o Mika Hakkinen (McLaren), atabalhoadamente, me bateu por trás e me tirou da corrida. Eu já estava fora do traçado quando o Nicola Larini (Ferrari) entrou na lateral da Williams, fechando a minha participação em Aida. A minha alegria ficou por conta do Rubinho e do Christian”, disse Senna aos jornalistas.
Ao final das 83 voltas, Schumacher venceu de ponta a ponta e não foi incomodado durante a corrida. Gerhard Berger, que largou em quinto com a Ferrari, foi o segundo colocado e Rubens Barrichello fechou o pódio com a Jordan. Esse foi o primeiro pódio de Rubinho na F-1. Christian Fittipaldi, da Footwork, conquistou o quarto lugar.
Com o resultado, Schumacher abriu 20 pontos no campeonato. Rubens Barrichello era o segundo colocado com sete. Hill e Berger vinham logo atrás, com seis pontos.

Fórmula 1

Gp do Pacífico

Grid de largada

A Corrida

Senna na corrida

Grid de largada

Ayrton Senna

M. Schumacher

D. Hill

M. Hakkinen

G. Berger

M. Brundle

N. Larini

R. Barrichello

C. Fittipaldi

10º

J. Verstappen

11º

H. Frentzen

12º

M. Blundell

13º

G. Morbidelli

14º

U. Katayama

15º

M. Alboreto

16º

E. Comas

17º

P. Martini

18º

E. Bernard

19º

K. Wendlinger

20º

A. Suzuki

21º

O. Beretta

22º

O.Panis

23º

J. Herbert

24º

P. Lamy

25º

D. Brabham

26º

F. Ratzenberger

27º

A Corrida

83

voltas

26

carros

15

abandonos

1’14”023

volta mais rápida

Tempo Nublado

Pódio

M. Schumacher

G. Berger

R. Barrichello

Senna na Corrida

Posição de final (Abandonou na 1ª volta)

-

posição no campeonato após a prova

posição de largada

0

pontos somados no campeonato

melhor volta (não completou)

Tirei o pé para evitar um acidente na curva. Mas aí o Mika Hakkinen (McLaren), atabalhoadamente, me bateu por trás e me tirou da corrida.

MENU

BUSQUE
SUA
VERDADE

Faça uma doação para o Instituto Ayrton Senna e transforme o futuro de crianças e jovens nas escolas públicas do Brasil.

Faça uma doação para o Instituto Ayrton Senna e transforme o futuro de crianças e jovens nas escolas públicas do Brasil.